Setembro Lilás – Mês de Conscientização da Doença de Alzheimer

Setembro é considerado o Mês de Conscientização da Doença de Alzheimer, uma campanha internacional para sensibilizar a população e desafiar os estigmas que cercam a doença.

Infelizmente, ainda não foi encontrada a sua cura, porém, é possível postergar o aparecimento dos sintomas com atividades que promovem a saúde da mente.

De acordo com a OMS, o Alzheimer é responsável por até 70% dos casos de demência. Aqui no Brasil, o número de indivíduos vivendo com demência deve triplicar até 2050, segundo relatório da própria Organização Mundial de Saúde. E o número de pessoas diagnosticadas com Alzheimer deve crescer em proporção semelhante.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ALZHEIMER

Por Dr. Eduardo Dias, responsável médico da Humana Magna

Quais são os sintomas do Alzheimer?

Os principais sintomas do Alzheimer são a perda de memória, diminuição da capacidade de execução, julgamento e solução de problemas e alterações de Comportamento como apatia e irritabilidade.

Qual é a importância do diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce permite que os cuidados ao paciente sejam implementados a fim de preservar a qualidade de vida do paciente. Além dos estímulos cognitivos e medicações que podem retardar a evolução da doença.

E como ocorre o diagnóstico?

O diagnóstico de Alzheimer é clínico. Os exames solicitados servem para descartar outras causas reversíveis de demência, como tumores, infecções e deficiências vitamínicas. Descartadas outras causas, a história clínica que o paciente e a família contam da evolução do quadro é primordial para o diagnóstico correto. Cabe aos geriatras, neurologistas ou psiquiatras executar o diagnóstico correto e propor o tratamento precoce ao paciente com orientações farmacológicas e não farmacológicas.

Ainda não há comentários para esta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *