Dicas de saúde para você viver melhor

A saúde é o pilar mais importante da sua qualidade de vida. Acompanhe nossas dicas e tenha hábitos mais saudáveis.

Pode parecer piegas, mas com saúde não se brinca e quando podemos ter hábitos melhores, também estamos traçando uma vida com maior bem-estar. Leia abaixo algumas dicas que você pode aplicar no seu dia-a-dia.

Iniciamos em agosto o projeto Humana Cuida. Nosso objetivo é promover dinâmicas interativas criadas para cuidadores e acompanhantes poderem equilibrar o foco na atenção ao cuidado de seu ente querido nesta nova fase da vida e também a cuidar de si mesmo.

Escolha uma atividade física que te agrade
Você sabia que o aumento da prática de atividades físicas pode prevenir até 10 mil casos de câncer por ano? Foi o que concluiu um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, divulgado em agosto na revista Exame. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. O ideal é escolher uma atividade esportiva que você goste e sempre consultar um médico de sua confiança antes de começar. Você ganha mais disposição e vive melhor.

Pare de fumar enquanto há tempo
Dados da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam que, até 2030, o tabagismo vai matar cerca de 8 milhões de pessoas por ano. Além de causar câncer, o cigarro afeta os genes, o meio ambiente e é também radioativo. O fumante faz mal para si mesmo e para quem está ao seu redor. E se você está tentando parar de fumar, deixamos algumas sugestões: evite locais com muitos fumantes, pratique atividades físicas para buscar o autocontrole e sempre consulte um médico de sua confiança para o tratamento contra o tabaco. Parar de fumar é mais do que um ato de saúde, é um ato de cidadania.

Alimente-se bem
Quando temos uma alimentação adequada, cuidamos do nosso bem-estar e evitamos doenças, reduzindo consumo de remédios e incidência de doenças crônicas. Quer ajuda de um profissional para saber quais alimentos são adequados para o seu dia-a-dia? Procure um nutricionista e inicie um plano de longevidade.

Cuide do Coração
Você sabia que quatro em cada dez brasileiros adultos têm nível de colesterol elevado? Foi o que revelou uma pesquisa divulgada este mês pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O estudo ainda apontou que aproximadamente 11% nunca fez teste de colesterol e quase 70% só realizou o exame após os 45 anos de idade. Hábitos como alcoolismo e tabagismo, somados a altos níveis de colesterol, podem contribuir para o aumento de doenças cardiovasculares. Não descuide de sua saúde. Evite alimentos gordurosos em sua alimentação, pratique exercícios físicos regularmente e faça check-ups anuais com um médico de sua confiança.

Ainda não há comentários para esta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *